As emoções impactam no processo de ensino-aprendizagem
Assim é essencial buscar auxílio especializado o quanto antes
Daniela Mendes
2/15/20251 min read
As emoções podem impactar o processo de ensino-aprendizagem de forma negativa ou positiva, porque influenciam a maneira como as pessoas percebem, codificam, armazenam e recuperam informações. Quando as pessoas estão emocionalmente bem, elas têm mais facilidade para se concentrar, memorizar, tomar decisões e persistir para alcançar objetivos. A educação emocional é essencial, principalmente na infância, pois transforma a vida acadêmica dos alunos e influencia positivamente o seu futuro. Em um ambiente escolar acolhedor, os estudantes desenvolvem habilidades socioemocionais importantes, como autoconhecimento e empatia, que vão além do simples aprendizado acadêmico. Essa abordagem promove um bem-estar geral e prepara os estudantes para lidarem com as emoções e interações de forma eficaz, criando vínculos harmoniosos, o que ajudando-os a enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
Como as emoções influenciam a aprendizagem?
As emoções podem facilitar a atenção, a memória, a tomada de decisões e a persistência para alcançar objetivos;
As emoções podem motivar as ações e os comportamentos;
As emoções podem desencadear respostas somáticas, corporais e motoras de antecipação;
As emoções podem associar aos interesses, às necessidades e às motivações de quem aprende.
Como as emoções negativas podem interferir na aprendizagem?
Quando o estudante desenvolve uma ansiedade patológica, por exemplo, a capacidade de atenção e concentração fica deficitária;
A amígdala, a região do cérebro responsável pelo processamento das emoções, pode bloquear o fluxo de informações para os centros de aprendizagem do cérebro.