Terapia de Casal

Terapia de Casal: fortalecimento dos laços afetivos que pode reconstruir a relação

Daniela Mendes

2/16/20251 min read

man and woman holding hands while walking on grass field during daytime
man and woman holding hands while walking on grass field during daytime

A procura de terapia tem sido a saída para muitos casais que enfrentam dificuldade para se entenderem, principalmente por conta da falta de comunicação entre os dois. Essa é a medida que casais buscam para intervenção em problemas do relacionamento. A maioria das vezes é procurada em último caso, quando o relacionamento está quase no fim, e essa é uma ideia equivocada. É uma tentativa de resolver os problemas do relacionamento e fazer florescer o amor novamente.

“O ideal seria ter o auxílio de um profissional no início dos conflitos, de preferência antes do casamento e da chegada dos filhos, pois a maioria dos problemas do casal vêm de dores emocionais antigas, principalmente da infância e são potencializadas na convivência por meio de gatilhos, muitas vezes”, destaca a terapeuta Daniela Mendes

Porém, a tentativa é válida, pois o objetivo da terapia é ampliar a visão do casal, identificando padrões pré-estabelecidos e abrir espaço para a comunicação e o alinhamento de ideias e expectativas entre os dois. Em um ambiente neutro e acolhedor, o casal tem a possibilidade de expor questões, desabafar e construir soluções diante dos problemas e dificuldades.

O número total de separações no país é o maior da série histórica iniciada em 2007 pelo IBGE. O número de divórcios no Brasil cresceu 8,6% em 2022 em comparação com 2021, de 386.813 para 420.039

Por meio da TRG, os problemas podem ser resolvidos porque nessa metodologia, a intenção é descobrir a raiz do problema. Primeiramente, o casal é atendido e depois ambos passam pelo reprocessamento individualmente, pois cada um tem a sua história de vida e as suas especificidades.

O terapeuta, por sua vez, tem o papel importante de ser um mediador entre o casal. Considerando que as emoções podem controlar a situação, causando brigas e impasses na comunicação. Com o profissional como mediador, é possível separar e analisar os conflitos, ampliar a visão e considerar a relação como sendo algo importante para ambos.